Edital dos ônibus de Campinas prevê três novos miniterminais

0
1418
Por: Metro Campinas

O edital do novo sistema de transporte coletivo em Campinas ainda não está pronto, mas vai prever, entre outros itens, a construção de pelo menos três novos miniterminais.

Esses equipamentos – que serão menores que um terminal de ônibus, mas maiores que as estações de transferência – deverão ser erguidos  ao longo de uma rede a ser formada por nove corredores de tráfego a serem consolidados, além dos previstos no sistema BRT – que vai ligar o centro aos distritos de Campo Grande e Ouro Verde.

A ideia, segundo o secretário de Transportes, Carlos José Barreiro, é criar uma espécie de cinturão em torno do centro – que os técnicos chamaram de “Área Branca”. Essa área deverá ter aproximadamente 3 Km² e perímetro de 7 Km, que terá a circulação de veículos do transporte coletivo somente movidos por energia limpa (ônibus elétricos ou híbridos).

Os ônibus convencionais trariam os passageiros até esses miniterminais, de onde sairiam os veículos de energia limpa.

Entre esses novos corredores estão, por exemplo, as estradas de Sousas e dos Amarais, a av. Lix da Cunha ou a Rua Abolição.

O plano para a região central prevê ainda uma ligação do Centro até o aeroporto de Viracopos por meio de VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), que estará articulado com o sistema de transporte por ônibus.

A licitação vai exigir ainda ônibus com wi-fi, ar-condicionado (para os que fazem as linhas dos corredores) e a criação de uma nova empresa a ser responsável pela bilhetagem – papel hoje exercido pela Transurc. Essa empresa, diz Barreiro, não será, necessariamente, uma empresa pública. “Pode ser uma empresa privada”, diz.

O secretário diz que a demora na formulação do modelo se deve à complexidade do sistema. “Não podemos cometer erros e sofrer ameaça de desassistência”, argumenta.

O secretário não quis falar sobre o quanto a operação do sistema vai exigir de investimentos. “Estamos à procura desse número”, disse. Na última licitação, o investimento exigido em 15 anos era de R$ 3,2 bilhões. Barreiro garantiu, no entanto, que o edital sai ainda este ano.

 Fonte: Edital dos ônibus de Campinas prevê três novos miniterminais | Metro Jornal