FAU colabora na revitalização do Distrito de Joaquim Egídio

0
1522

No dia 28 de novembro, sábado, a partir de 14h, a comunidade do Distrito de Joaquim Egídio, receberá seu centro histórico totalmente revitalizado pelo projeto “Tudo de cor para você”, da Tintas Coral.
O projeto “Tudo de cor para você” revitalizou 34 imóveis históricos do Distrito de Joaquim Egídio. Nessa edição, o nadador e campeão olímpico Cesar Cielo é padrinho da iniciativa, que também conta com a parceria com do Grupo Cofert Tintas, Prefeitura Municipal de Campinas, Condepacc e Faculdade de Arquiteura e Urbanismo da PUC-Campinas (FAU). Para a pintura dos imóveis, o projeto promoveu treinamento para pintores profissionais e interessados da região em aprender o ofício da pintura em edificações com fachadas que são ou não tombadas. A iniciativa de revitalizar o centro histórico do Distrito de Campinas surgiu da própria comunidade.
Entre os imóveis revitalizados pelo “Tudo de cor para você” estão residências, estabelecimentos comerciais e prédios públicos localizados próximos à praça central do lugarejo. Para renovar a pintura das edificações históricas, conforme as orientações do Condepacc, os alunos da FAU foram acionados para fazer o estudo de cores dos imóveis. Os estudantes realizaram um trabalho minucioso de prospecção nas superfícies das casas históricas, removendo várias camadas de tintas, para encontrar as cores originais dos imóveis.

Fonte: FAU colabora na revitalização do Distrito de Joaquim Egídio – PUC-Campinas