Indaiatuba, SP, armazena água para 90 dias em 1ª represa de rio na região

0
2015

Volume armazenado tem capacidade para cobrir metade do município.Reservatório armazena água da chuva e do Rio Capivari-Mirim.

As chuvas volumosas de junho possibilitaram Indaiatuba (SP) a armazenar água suficiente para abastecer metade da cidade por 90 dias no período de estiagem. O recurso é ‘estocado’ na Barragem do Rio Capivari-Mirim.O reservatório foi construído entre 2013 e 2015 com 260 metros de comprimento e seis metros de largura.

A região praticamente não registrou chuva em julho. De acordo com o Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri) da Unicamp, o mês passado registrou precipitações de 2 milímetros, quando a média esperada é de 45,6.  A medição ocorre na sede do órgão, no Distrito de Barão Geraldo, em Campinas (SP).

O reservatório tem capacidade para 880 milhões de litros de água e é o primeiro de grande porte construído em rio na Bacia dos Rios, Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ) .
A região tem outros em represas, mas com capacidade inferior.

A água da barragem vem da chuva e do Rio Capivari-Mirim, que chegava a ter a captação interrompida no período de estiagem que vai de abril ao final do inverno. O manancial responde por 38,8% da produção de água para a cidade.

A água desta barragem só chega até a zona Norte de Indaiatuba, por isso, só abastece metade do município.

O reservatório do Rio Capivari-Mirim, em Indaiatuba (Foto: Reprodução EPTV)O reservatório do Rio Capivari-Mirim, em Indaiatuba (Foto: Reprodução EPTV)

Fonte: G1 – Indaiatuba, SP, armazena água para 90 dias em 1ª represa de rio na região – notícias em Campinas e Região