Observatório Municipal de Campinas promove atividade especial neste feriado

0
1248

O público poderá observar a proximidade do planeta Saturno com a Terra nesta quinta-feira, 15/06, das 18h às 23h

O Observatório Municipal de Campinas “Jean Nicolini”, localizado no Pico das Cabras, em Joaquim Egídio, um dos locais mais altos da cidade, abre neste feriado de Corpus Christi, dia 15 de junho, para uma atividade especial chamada “Saturno – O Senhor dos Anéis”. Das 18h às 23h, através de telescópio, o público poderá observar a proximidade do planeta com a Terra. Algo dessa magnitude deverá acontecer novamente somente em 2030.

Durante boa parte de 2017, Saturno terá o brilho mais intenso. O hemisfério Norte do planeta estará virado para a direção da Terra, e seus anéis aumentarão a visibilidade.

Sexto planeta a partir do Sol, Saturno é o segundo maior do Sistema Solar com um diâmetro de 115.200 quilômetros (9.2 vezes maior que a Terra). É o único planeta cujo sistema de anéis é visível a partir da Terra. Possui 67 luas, sendo Titã a maior.

Entre as recomendações aos visitantes, é preciso levar agasalho, já que o local é serrano e frio. O estacionamento comporta apenas 120 carros e não há cobrança. Em geral, formam-se filas para a observação e não ha lanchonete no local.

Serviço:

“Saturno – O Senhor dos Anéis” – observação dos planetas
Local: Observatório Municipal Jean Nicolini. Estrada das Cabras, s/n, Joaquim Egídio – Campinas
Data: 15 de junho
Horário: das 18h às 23h
Ingressos: R$ 4 (inteira) e R$ 2 (meia)

Fonte: Observatório Municipal de Campinas promove atividade especial neste feriado | Campinas.com.br