Pica-pau-verde-barrado é flagrado alimentando filhotes em Sousas, distrito de Campinas (SP)

0
2346

A estudante Maria Caroline Gallo acompanhou o crescimento dos filhotes e registrou cada etapa do desenvolvimento.

Pica-pau-verde-barrado alimenta filhote (Foto: Maria Caroline Gallo/VC no TG)

Pica-pau-verde-barrado alimenta filhote (Foto: Maria Caroline Gallo/VC no TG)

Estudante de gestão ambiental e amante da natureza, Maria Caroline Gallo clica aves, flores e árvores frequentemente. A moradora de Sousas, distrito da cidade de Campinas, convive com a fauna e flora local e registra o que observa.

O destaque do acervo de Maria é o flagrante de uma família de pica-pau-verde-barrado. Os cliques mostram a mãe visitando o ninho e alimentando os filhotes, situação raramente registrada. “O ninho ficava em uma árvore a poucos metros de casa. Tive que observar por dois dias até conseguir flagrar a mãe chegando com a comida”, conta.

Fotografar a rotina do pica-pau permitiu à estudante acompanhar o crescimento dos filhotes até o momento em que voaram. “No começo o topete dele nem era visível, mas em poucos dias já se via um vermelho vibrante e depois ele, felizmente, voou e seguiu o caminho natural”, completa Maria, que se diz conectada e dependente da natureza.

“Me sinto absolutamente grata por morar em um lugar privilegiado e poder registrar situações como essa”.

De porte médio, o pica-pau-verde-barrado é conhecido também como pica-pau-carijó. A espécie captura formigas, cupins e larvas, mas se alimenta também de frutos carnosos. A cauda longa age como apoio para subir troncos e a prática de bater com o bico em paus secos e cascas de árvores é uma forma de demarcar território, advertir rivais e se comunicar.

Família de pica-pau-verde-barrado é flagrada por estudante, em Sousas (Foto: Maria Caroline Gallo/VC no TG)

Fonte: Pica-pau-verde-barrado é flagrado alimentando filhotes em Sousas, distrito de Campinas (SP) | SP / Campinas e Região / Terra da Gente / Vc no Terra da Gente | G1