Procura por vacina contra febre amarela sobe até 614% em Campinas

0
1449

Posto em Barão Geraldo precisou separar sala especial aos usuários.Campinas e região não tem indicação para imunização neste momento.

Mesmo sem indicação de vacinação contra a febre amarela na maior parte do estado e no litoral paulista, postos de saúde de Campinas (SP) tem registrado aumento de até 614% pela procura por imunização.

No Centro de Saúde Cônego Milton Santana, no bairro Taquaral, a fila teve início antes mesmo de o posto abrir nesta sexta-feira (20). Na unidade são distribuídas 40 senhas diariamente.

“Existe uma quantidade que eles dão por dia, e eu preciso fazer uma viagem. Então, eu preciso tomar”, explica o aposentado Aristides de Jesus, que vai para São José do Rio Preto, área com recomendação.

A dona de casa Ivanir Santos foi da Vila Olímpia até o Taquaral para se imunizar antes de seguir para a cidade mineira de Campo do Meio. “Tenho medo de pegar a doença”, disse ela.
A Prefeitura de Campinas informou que não há restrição para aplicação de vacinas, mas as senhas limitadas são para melhor organização do atendimento.

No Distrito de Barão Geraldo, onde as doses aplicadas subiram de 7 para 50, os funcionários foram obrigados a separar uma sala, antes usada para reuniões, para não atrapalhar a aplicação de outras vacinas.

A coordenadora do posto Cláudia Carezzato disse que as pessoas precisam ter certeza que estão indo para regiões do país com risco de contaminação de febre amarela.

Segundo ela, uma pessoa esteve nesta sexta-feira na unidade com viagem agendada para Ubatuba, no litoral norte de São Paulo. O litoral paulista não está nas regiões com recomendação de vacina pelo Ministério da Saúde.

No estado, as áreas com recomendação são: Araçatuba, Presidente Prudente, São José do Rio Preto, Bauru, Ribeirão Preto, Barretos e Franca. Fora de São Paulo, os estados do Espírito Santo e Minas Gerais.

Morador de Campinas toma vacina contra a febre amarela em posto de saúde (Foto: Reprodução EPTV)Morador de Campinas toma vacina contra a febre amarela em posto de saúde (Foto: Reprodução EPTV)

Fonte: G1 – Procura por vacina contra febre amarela sobe até 614% em Campinas – notícias em Campinas e Região