Serviço foi disponibilizado para quatro novos pontos, na Lagoa do Taquaral, na rua 13 de Maio, na Estação Cultura e no Terminal Central; acesso deve dobrar
Campinas chegou a 24 pontos de conexão gratuita de wi-fi em áreas públicas, dentro do programa Campinas Digital. Recentemente, o serviço foi disponibilizado para quatro novos pontos, na Lagoa do Taquaral, na rua 13 de Maio, na Estação Cultura e no Terminal Central.
O prefeito Jonas Donizette lembrou que Campinas tem um alto índice de conexão e que 60% da população da cidade tem acesso à internet. “A tendência é de que esse número aumente rapidamente. A internet está cada vez mais presente na vida das pessoas, principalmente a internet móvel”, comentou o prefeito.
Jonas acrescentou que os celulares também estão mudando de função. “Quem fala no celular hoje tem mais de 40 anos, os mais jovens preferem as mensagens de texto”, brincou. Até o final do ano, a meta é chegar a 40 pontos de wi-fi público em Campinas, incluindo a região do Ouro Verde, Praça da Concórdia, Bosque dos Jequitibás e Joaquim Egídio.
A Informática de Municípios Associados S/A (IMA), que desenvolveu o programa de conexão gratuita à internet em pontos estratégicos da cidade, já tem uma pré-análise dos locais onde há maior concentração de pessoas.
Os novos quatro pontos de wi-fi já instalados devem dobrar a audiência e atingir 2,4 milhões de acessos por mês, segundo aponta a IMA. Os usuários podem ficar conectados por até 45 minutos e depois precisam fazer novamente o login.
No Taquaral foram instalados 14 equipamentos repetidores. Dois deles, no kartódromo e na pista de corrida, serão alimentados por energia solar. Já na Rua 13 de Maio e no Terminal Central foram instalados três equipamentos repetidores em cada local.
A conexão funciona em um raio de até 90 metros com velocidade de 1 Megabit por segundo. Os interessados em utilizar o acesso gratuito em qualquer local da rede Campinas Digital precisam se cadastrar, uma única vez, pelo endereço https://digital.campinas.sp.gov.br/.
Pontos de acesso gratuito em funcionamento
- Centro de Convivência Cultural
- Centro de Saúde Campos Elíseos
- Centro de Saúde Capivari
- Centro de Saúde Parque Vista Alegre
- Centro de Saúde São Marcos
- Centro de Saúde São Quirino
- Centro de Saúde Vila Orosimbo Maia
- Emef da Vila San Martin
- Emef Orlando Carpino
- Estação Cultura
- Hospital Mário Gatti
- IMA – Informática de Municípios Associados
- Lagoa do Taquaral
- Largo da Catedral
- Largo do Rosário
- Paço Municipal
- Parque Dom Bosco no Vida Nova
- Policlínicas 2
- Ponto de ônibus da Glicério (próximo ao antigo campus central da PUC-Campinas)
- Ponto de ônibus da Glicério na esquina com Benjamin Constant (em frente ao Sonohotel)
- Procon
- Rua 13 de Maio
- Secretaria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Cidadania
- Terminal Central