Rio Atibaia transborda e preocupa moradores em distrito de Campinas

0
1872

A cheia do rio atingiu Sousas durante a madrugada desta quarta-feira.Subprefeito informou que monitoramento começou a ser feito ainda na terça.

O Rio Atibaia, no Distrito de Sousas, em Campinas (SP), transbordou durante a madrugada desta quarta-feira (18). Em pouco tempo de chuva, a cheia alagou a região da Rua Maneco Rosa, perto da subprefeitura.

O taxista Alexandre Brandão, que mora ao lado da subprefeitura do distrito, trecho que também alagou, passou a noite monitorando o rio por precaução.

“Estava chovendo muito forte, e a gente ficou acompanhando rio. Estamos levantando tudo dentro de casa para não perder muita coisa, tentar salvar alguma coisa”, disse.

Monitoramento
A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) interditou a rua durante a madrugada, e o acesso ao local foi desviado. De acordo com o subprefeito do Distrito de Sousas, Mauro Calvo, o nível do rio foi monitorado durante toda a terça-feira (17).

“Por volta das 13h (de terça), o alarme tocou. O alarme tocando, é um aviso para que a gente comunique todos os moradores do Beco do Mokarzel, que possam vir a ser atingidos, assim como o comércio da Praça São Sebastião”, explicou.

De acordo com a subprefeitura, 42 famílias vivem no beco, um dos locais mais afetados pela cheia do Rio Atibaia, responsável pelo abastecimento de água de 95% da cidade. Os agentes da Defesa Civil passaram a noite na região para o caso de emergências.

“Estamos com dois caminhões grandes, para caso haja necessidade, guardar os móveis das pessoas, e levá-las para dois pontos que nós já separamos”, informou o subprefeito.

Pedestres passam por área alagada no Distrito de Sousas, em Campinas (Foto: Reprodução EPTV)Pedestres passam por área alagada no Distrito de Sousas, em Campinas (Foto: Reprodução EPTV)

Atenção
O número de cidades em estado de atenção por causa das chuvas subiu de cinco para oito na tarde desta terça-feira (17), de acordo com a Defesa Civil. Entre elas estão Águas de Lindóia, Campinas, Holambra, Hortolândia, Jaguariúna, Mogi Guaçu, Pedreira e Socorro, que registraram volume de água acumulado superior a 80 milímetros nas últimas 72 horas. Veja índices abaixo.

A maior quantidade, de 165,6 mm, foi registrada em Campinas. Segundo o coordenador regional da Defesa Civil, Sidnei Furtado, a saturação do solo pode estar associada à queda de uma árvore com cerca de 50 anos na área da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati), órgão ligado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do estado, no Jardim Chapadão.

Previsão do tempo
De acordo com os meteorologistas, Campinas pode voltar a ter chuva volumosa nesta quarta-feira (18). Dois sistemas provocam esta umidade na região mantendo estas condições até sexta-feira (20). A temperatura máxima deve ficar em 25ºC.

Fonte: G1 – Rio Atibaia transborda e preocupa moradores em distrito de Campinas – notícias em Campinas e Região