Rapaz de 19 anos enviou ameaças que causaram medo em Campinas.Ele foi detido pela DIG nesta quinta-feira; áudios deixaram ruas vazias.
Foi detido na manhã desta quinta-feira (27) o jovem suspeito de espalhar o falso toque de recolher que causou temor nos moradores da região. A Delegacia de Investigações Gerais (DIG) encontrou o rapaz de 19 anos em Limeira (SP). Segundo a polícia, ele espalhou os áudios com ameaças de ataques que deixaram ruas vazias em Campinas (SP) na noite de terça-feira (25).
De acordo com a Polícia Civil, o jovem disse que gravou o material porque queria fazer “uma brincadeira”. O suspeito foi encontrado após investigações do serviço de inteligência da DIG. O rapaz foi preso em casa e, conforme a polícia, confessou que produziu o material. Ele não tem antecedentes criminais e não integra nenhuma facção criminosa, e vai responder em liberdade por apologia ao crime e falso alarme de pânico.
boatos de ataques (Foto: Reprodução/EPTV)
No material compartilhado nas redes sociais, suspeitos se passavam por criminosos e anunciavam ataques a 12 bairros a partir das 20h de terça. “O bagulho vai ficar louco a partir das oito, mano. Não sai de casa, fechem os bares. É isso aí”, diz uma das gravações. Em outras mensagens, um rapaz citava as regiões que seriam supostamente atacadas.
As mensagens causaram medo em moradores de Campinas e os comerciantes fecharam os estabelecimentos mais cedo. Escolas e faculdades dispensaram alunos e algumas pessoas não saíram para trabalhar.
Apesar de todo temor, de acordo com a Polícia Militar, nenhum ataque foi registrado nos locais citados nos áudios. O Batalhão de Ações Especiais da Polícia (Baep) divulgou uma nota para afirmar que as mensagens não eram verdadeiras.