A repórter Edlaine Garcia conheceu a ONG Assuma, que resgata ‘saberes e sabores’
A repórter Edlaine Garcia mostra o projeto Assuma, de Joaquim Egídio, distrito de Campinas (SP), que une gerações para manter a tradição, ensinando crianças a aprenderem mais sobre a culinária. Tudo isso de uma maneira divertida e saborosa!
A ONG surgiu em 2014, com a finalidade de promover interações entre todas as idades. “A gente trabalha resgatando saberes e sabores de Joaquim Egídio”, afirma Sandra Marques, fundadora da ONG.
Uma das atividades principais realizadas no projeto é a reunião de diversas gerações de mulheres para o preparo de uma receita comum entre as famílias. Na presença da equipe do Mais Caminhos, as integrantes realizam um ‘Crustoli’. A aposentada Cássia Gibim foi quem deu a ideia desta receita e afirma que, por conta de ser um prato tradicional, “todas as avós faziam”.
“Elas vêm para cá e a gente começa a lidar com a interação, o convívio e elas contam as histórias delas. Os sabores, os cheiros da infância… E por aí a gente começa com oficinas. É uma concha de retalhos, onde elas vão se vestindo”, comenta a fundadora, sobre as experiências de quem chega ao projeto.