Cesar Cielo entrega o projeto “Tudo de cor para você” em Joaquim Egídio 

0
2971

centro-historico-joaquim-egidio-campinas-sao-paulo-tintas-coral-cesar-cieloA comunidade do Distrito de Joaquim Egídio, a 15 km do centro de Campinas, receberá seu centro histórico totalmente revitalizado no dia 28 de novembro, a partir de 13h30, do projeto ‘Tudo de cor para você’, da Tintas Coral, e do padrinho da iniciativa, o nadador e campeão olímpico Cesar Cielo, além da presença de autoridades locais. O projeto renovou a pintura de 34 imóveis no centro da localidade, na Rua Heitor Penteado, dos quais 17 são tombados pelo Condepacc (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico e Cultural do Município de Campinas). O convite para o nadador e campeão olímpico Cesar Cielo apadrinhar o projeto surgiu porque os pais do atleta são naturais da região. Na ocasião da entrega da revitalização haverá um mutirão de pintura com a participação dos moradores e do esportista, além do show com o bloco carnavalesco da cidade.

Entre os imóveis revitalizados pelo ‘Tudo de cor para você’ estão residências, estabelecimentos comerciais e prédios públicos localizados próximos à praça central do lugarejo. Para renovar a pintura das edificações históricas, conforme as orientações do Condepacc, estudantes de arquitetura da PUC Campinas foram acionados para fazer o estudo de cores dos imóveis. Os alunos realizaram um trabalho minucioso de prospecção nas superfícies das casas históricas, removendo várias camadas de tintas, para encontrar as cores originais dos imóveis. Encontrados os tons, a pintura das fachadas começou a ser revitalizada com os produtos Coral Decora e Acrílico Total nas cores ‘Azul Niágara’, ‘Quartzo Verde’, ‘Café Místico’ e ‘Ouro Monarca’ – esta última a cor do ano para 2016 apresentada recentemente pelo estudo de tendências ‘Colour Futures’ da Tintas Coral. Nas esquadrias foi utilizado o esmalte Coralit.

O surgimento da cidade de Campinas está diretamente ligado ao povoado de Joaquim Egídio, com registro de fundação que remonta a 1842, e outros distritos do entorno. Segundo dados da administração pública local, estudos mostram as várias etapas de ocupação desses distritos, no início do século 19, que foram determinantes no traçado urbano de Campinas. O apogeu de Joaquim Egídio aconteceu entre fins do século XIX e início do século XX em razão das fazendas produtoras de café.

“É uma honra ser padrinho do projeto ‘Tudo de cor para você’ de Joaquim Egídio. Ainda mais sabendo da importância histórica e cultural do local que está sendo beneficiado, que era o que os moradores queriam. Esta é uma região do estado com a qual sempre tive ligação por ter nascido e sido criado aqui perto”, afirma Cesar Cielo, campeão olímpico e mundial e recordista mundial da prova mais rápida da natação, os 50 m livre.

A iniciativa de revitalizar o centro histórico do distrito de Campinas surgiu da própria comunidade, encabeçada pelo grupo comercial Cofert Tintas, e foi abraçada pela administração pública local. A parceria com o ‘Tudo de cor para você’, da Tintas Coral, veio logo em seguida. “O nosso projeto tem a missão de levar cor para a vida das pessoas, principalmente em lugares que possuem uma importância histórica e relevância para os moradores. Joaquim Egídio é um desses locais que reúnem todas as condições históricas e culturais para a realização do projeto. E a participação do Cesar Cielo como padrinho coroa a iniciativa”, explica Marcelo Abreu, gerente de marketing institucional da Tintas Coral e líder do ‘Tudo de cor para você’.

A realização do projeto ‘Tudo de cor para você’, da Tintas Coral, no centro de Joaquim Egídio contou com a participação do Grupo Cofert Tintas, Prefeitura Municipal de Campinas, Condepacc e Faculdade PUC Campinas. Para a pintura dos imóveis, o projeto promoveu treinamento para pintores profissionais e interessados da região em aprender o ofício da pintura em edificações com fachadas que são ou não tombadas.

Tudo de cor para você – Distrito de Joaquim Egídio/ Campinas

Entrega: Mutirão de pintura, dia 28 de novembro, a partir de 13h30

Local: Centro – Rua Heitor Penteado

Fonte: Cesar Cielo entrega o projeto “Tudo de cor para você” em Joaquim Egídio – Jornal Local | Jornal Local