Sesc Verão 2021 traz programação virtual para incentivar a prática de atividades físicas

0
1374

Com o tema “Cuidar faz Bem”, a 26ª edição do Sesc Verão, que começou em 16 de janeiro, entra na reta final no mês de fevereiro nas 40 unidades do Sesc no estado de São Paulo. Até o dia 14, o projeto propõe uma abordagem que não se limita à mensagem sobre a importância dos benefícios da prática regular do esporte e da atividade física no cotidiano, como estratégia para a busca da qualidade de vida. Por conta da necessidade de distanciamento social e das orientações das autoridades sanitárias, pela primeira vez o projeto está priorizando em sua programação as atividades on-line.

Depois de quase um ano em quarentena, os cuidados com a saúde física e mental se tornaram ainda mais importantes. Mais do que promover atividade física, hoje a busca é por atividades que permitam um olhar das relações com o outro e com o meio onde se vive. No Sesc Campinas a programação leva ao público conteúdos que sensibilizem para a prática do autocuidado. Priorizando o formato on-line, a programação preparou uma ampla série de playlists, com conteúdos em vídeo voltado para ampliar o repertório o nosso contato das pessoas com o local onde vivem: conhecer as possibilidades dos movimentos em parques e nas praças; redescobrir como pular corda e andar de bicicleta como alternativa de exercício; jogar capoeira em casa com as crianças; se permitir na leveza do Lian Gong e cuidar das gestantes e mamães de quarentena.

Toda a programação é transmitida no canal do Youtube.com/sesccampinas.

“A saúde ficou em evidência, especialmente porque ela foi colocada em risco de uma forma como não se via há mais de 100 anos. A saúde foi atacada em suas dimensões física, mental e social. Esses três eixos, que formatam a definição de bem estar consolidada pela Organização Mundial da Saúde desde sua origem na década de 1940, seguem como pilares sobre os quais se sustenta a utopia de uma vida com qualidade”, afirma o diretor do Sesc São Paulo, Danilo Santos de Miranda.

Além disso, a série Esporte da programação #EmCasaComSesc, realizada durante a pandemia em 2020, que convidou expoentes do esporte nacional para compartilhar, ao lado de educadores do Sesc, treinos e atividades físicas, que estão disponibilizadas no canal do Sesc SP no YouTube.

Programação do Sesc Verão:

Segundas-feiras
Lian Gong, às 19h
Com as educadoras Daiane Fernandez e Marina Hanzawa. As aulas de Lian Gong em 18 terapias são conhecidas como uma prática corporal de ação preventiva e terapêutica, além de ser
uma atividade de fácil execução para todas as idades. Com esta série de videoaulas, você poderá praticar em casa, ou em locais ao ar livre, se mantendo ativo com segurança.
Dia 1º/02 – Exercícios para coluna e lombar.
Dia 08/02 – Exercícios para as pernas.

Terças-feiras
Praças e parques, para que te quero?, às 19h
Com os educadores Neila Venerando, Felipe Valadão, Martha Frigene e Fernanda Bongiolo.
Quantas vezes você passou por uma praça ou um lindo parque, sentiu vontade de se exercitar, mas não sabia como ou por onde começar? Esta série, ministradas pelos nossos educadores de atividades físicas, oferece orientações para exercícios de condicionamento físico em ambientes externos e espaços públicos utilizando os recursos locais acessíveis a todos.
Dia 02/02 – Exercícios no gramado.
Dia 09/02 – Exercícios na areia.

Conexões Turísticas
Com Leandro Ferreira (geógrafo e guia de turismo) e Marcelo Rasteiro (turismólogo e guia de turismo), com mediação de Valdirene Roberto (educadora física do Sesc Campinas).
Bate-papo virtual para apresentar o potencial turístico de Sousas e Joaquim Egídio, em suas trilhas e múltiplas opções de aproveitamento e conhecimento. Com interpretação em Libras. O encontro
acontecerá via Microsoft Teams.
Dia 09/02 – Nas trilhas de Sousas e Joaquim Egídio.

Quartas e sábados
Quero pedalar, e agora?
Com os educadores Felipe Valadão, Marina Ortiz e Neila Venerando. As práticas de atividades físicas e esportes ao ar livre têm ganhado muitos adeptos a cada dia, assim como tem crescido o interesse pelo uso da bicicleta como alternativa de prática esportiva e cuidados com a saúde. Preparamos um conjunto de ações para facilitar esta entrada no mundo das duas rodas e dos pedais. Nas videoaulas orientações e conteúdos sobre a história da bicicleta, ajustes básicos, dicas de como comprar a sua bike e também como pedalar pela cidade.
Quartas, às 19h.
Dia 03/02 – Como escolher uma bike?
Dia 10/02 – Mobilidade Urbana.

Sábados, às 11h
Dia 06/02 – Renato Ruiz – bate-papo

Quintas e sextas
Podcast, às 19h
Papo Saúde (Podcast quinzenal sobre saúde e atividade física) com duas convidadas da área de saúde e maternidade.

Maternidade ativa
Com as educadoras Fernanda Solana, Martha Frigene, Olívia Gondim e Suzelei Cardoso. Como as gestantes e mulheres puérperas estão se cuidando em tempo de quarentena? Abordaremos os cuidados durante a gestação e pós-parto, com orientações de exercícios e outras informações voltadas a prática de atividades físicas.

Quintas, às 19h
Dia 11/02 – Cuidados com o Corpo da Mulher Gestante e Puérpera

Sextas, às 19h
Dia 05/02 – Mobilidade e Alongamento Após a Gestação
Dia 12/02 – Dança Circular após a Gestação

Sábados
Capoeira para crianças, às 10h.
Com Daniele Ramirez, do coletivo Caleidoscópio Brasil. De forma lúdica e divertida, a atividade busca conscientizar sobre a importância das práticas e vivências das manifestações afrobrasileiras, proporcionando uma imersão na arte e na cultura popular para crianças de 6 a 10 anos.
Dia 060/2 – O Menino Besouro, Manoel.
Dia 13/02 – Capoeira e o Jogo dos Bichos.

Domingos
‘A corda para o verão’ – Rope Skipping, às 11h.
Com as educadoras Daiane Fernandez e Fernanda Bongiolo. Da construção caseira de corda até a correta utilização vamos mostrar uma atividade divertida, gostosa e que pode ser o primeiro passo para você sair do sedentarismo.
Dia 07/02 – Aprendendo saltos e giros com corda simples.
Dia 14/02 – Aprendendo saltos complexos (cruzado e duplo).
Fevereiro – pelo canal youtube.com/sesccampinas

Sua Academia ao ar Livre
Você já deve ter visto em praças ou em centros esportivos as academias ao ar livre. E para fazer o uso correto destes equipamentos e continuar a prática de atividades físicas, o Sesc Campinas, a Secretaria Municipal de Esportes com apoio do Sindicato do Comércio se unem para ensinar a correta utilização.

Fonte: assessoria de imprensa
Foto: Cuidando-se com Lian Gong/acervo pessoal Mariana Hanzawa