O horário de funcionamento será das 8h às 16h. Os serviços oferecidos serão Procon, 156, Protocolo Geral, Sanasa, Secretarias do Verde e de Finanças (Porta Aberta).
O imóvel, datado de 1902, foi revitalizado para receber o Agiliza. A abertura da unidade faz parte do projeto de descentralização dos serviços propostos pela Administração municipal, e estão previstas mais duas unidades para os distritos do Campo Grande e Ouro Verde.
O Agiliza Sousas é a segunda unidade do serviço. A primeira foi inaugurada em março de 2014, em Barão Geraldo. De 1º janeiro a 30 de junho, o Agiliza Barão atendeu a 14.551 pessoas, eu que gerou 22.825 atendimentos distintos.
“Campinas cresceu muito, e, dependendo de onde a pessoa mora, a distância é longa para se deslocar até a Prefeitura. Então nesses postos, a população pode pedir informações e serviços próximo de casa”, disse o prefeito Jonas Donizette (PSB).
Segundo ele, a casa histórica escolhida foi de forma simbólica, pois guarda as características da antiga Sousas. “É como se fosse um ‘Poupatempo’ municipal. Para tornar mais fácil a vida”, disse.
Subprefeituras
Jonas confirmou que a Administração planeja abrir nos próximos meses mais duas unidades no Campo Grande e Ouro Verde, junto com as subprefeituras, para dar mais dinâmica ao atendimento. A previsão é que isso ocorra até o final desse ano e início do próximo.
Tanto Campo Grande quanto Ouro Verde tornaram-se distritos após as eleições de 2014, e ganharam administrações próprias. Além das subprefeituras e dos serviços descentralizados, os distritos também poderão ganhar cartórios.
O Ouro Verde reúne 140 bairros e 240 mil habitantes e fica na região Sudoeste de Campinas. Nele está localizado o Aeroporto Internacional de Viracopos, maior terminal de cargas da América Latina. Já o Campo Grande, na região Noroeste, inclui 90 bairros e tem população aproximada de 190 mil habitantes.
Portal
Depois de inaugurar mais uma unidade do serviço Agiliza, a Prefeitura lança nesta sexta-feira (17) o Portal do Cidadão, uma ferramenta para que a população consiga, pela internet, informações sobre a Administração.
Um exemplo é o Diário Oficial. O site criará recursos para que as pessoas procurem, com palavras-chave, temas ou termos de seu interesse. “Pode ser o interesse em um bairro, uma rua, ou o nome próprio, para quem passou em um concurso público, por exemplo. É uma maneira mais fácil de se relacionar com a Prefeitura”, disse o prefeito.
Fonte: Distrito de Sousas ganha unidade do Agiliza Campinas