Operação Mogno teve buscas, apreensões e sete conduções coercitivas, quando suspeitos são levados para depor.
A Polícia Federal está cumprindo nesta terça-feira (22) em Campinas (SP) mandados de busca e apreensão e condução coercitiva (quando suspeitos são levados para depor) de sete pessoas. Elas são investigadas por lavagem de dinheiro de organização criminosa. A operação batizada de Mogno tem apoio de policiais do Baep (Batalhão de Ações Especiais de Polícia) e ocorreu no distrito de Sousas, Itatiaia e Via Norte.
Os detidos e as apreensões estão sendo conduzidos para a sede da PF em Campinas. Uma condução coercitiva também foi realizada no Pará. O esquema teria relação com lavagem de dinheiro, tráfico internacional de drogas e de armas. Além de São Paulo e do Pará, a organização criminosa também atuaria na Bolívia e no Paraguai.
A Polícia Federal informou que as investigações começaram há quatro anos e milhões de reais foram rastreados. Empresas fantasmas e em nomes de “laranjas” eram usadas para a lavagem. Entre os levados para depor está um advogado de Campinas. Participaram das ações 25 policiais federais e 40 policiais militares.
Os investigados responderão pelo crime lavagem de dinheiro, com penas de cinco a dez anos de prisão. A investigação recebeu o nome de Mogno em referência às empresas fantasmas utilizadas para a ocultação e dissimulação da movimentação.
No dia 15 a PF realizou na cidade uma grande operação de combate à sonegação de impostos em empresas de distribuição de combustíveis. O esquema que existia há 20 anos teria sonegado mais de R$ 3 bilhões em impostos.
Fonte: PF cumpre mandados em operação de lavagem de dinheiro em Campinas | Campinas e Região | G1