Trilhas de Sousas e Joaquim Egídio ganham sinalização para visitantes

0
1890

Além de auxiliar visitantes, sinalização dará mais segurança aos moradores da zona rural, facilitando a localização para atendimentos emergenciais.

Camipnas Agora - Sinalização será instalada em 250 de trilhas nos distritos de Sousas e Joaquim Egídio (Foto: Warley Menezes/Divulgação)Sinalização será instalada em 250 de trilhas nos distritos de Sousas e Joaquim Egídio (Foto: Warley Menezes/Divulgação)

A Prefeitura de Campinas tem uma novidade para quem frequenta as trilhas de Sousas e Joaquim Egídio. Os trechos da Área de Proteção Ambiental (APA) de Campinas estão ganhando uma sinalização especial, com placas informativas para os visitantes. A previsão é de que os caminhos estejam totalmente sinalizados até abril.

A obra é uma iniciativa da Prefeitura por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo e da Secretaria do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. A sinalização estará espalhada por 250 quilômetros de trilhas que estão no território de Campinas e levam a até cinco municípios: Amparo, Jaguariúna, Pedreira, Morungaba e Itatiba. A instalação teve início neste mês de fevereiro.

Com a sinalização das trilhas, a Prefeitura espera intensificar o turismo da região, incentivando a presença tanto de ciclistas como de quem gosta de fazer caminhadas. “São mais de 25 trilhas e mais de 200 placas de sinalização. As placas terão QR Code (código de barras) para que o frequentador acesse do celular e tenha todas as informações de localização, destino, dificuldade da trilha, entre outros dados úteis”, explica o secretário de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo, André von Zuben.

POLO GASTRONÔMICO

Um dos atrativos desta novidade será combinar as trilhas com o conhecido polo gastronômico campineiro, em especial dos distritos de Sousas e Joaquim Egídio. “É uma região com potencial turístico diversificado e capaz de movimentar a nossa economia, gerando mais empregos e oportunidades de empreendedorismo”, reforça o secretário. A região de Sousas e Joaquim Egídio também é conhecida pelo turismo de aventura.

A diretora de Turismo, Alexandra Caprioli, informa que o projeto não representou ônus para a Administração Municipal. “Não houve dinheiro público investido. A obra foi acordada por meio de Termo de Compromisso Ambiental (TCA) firmado entre a Secretaria Municipal do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e a construtora MRV”, explica.

A sinalização das trilhas também representará mais segurança aos frequentadores e moradores da zona rural da região. “As placas facilitarão a localização e contribuirão para dar maior agilidade aos atendimentos emergenciais realizados pela Guarda Municipal e SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) naquela região”, destaca o secretário André von Zuben.

Fonte: G1 – Trilhas de Sousas e Joaquim Egídio ganham sinalização para visitantes – notícias em Campinas Agora