Em dois meses de atuação, o Agiliza Sousas, unidade descentralizada para prestação de serviços oferecidos pela Prefeitura, realizou aproximadamente 1.800 atendimentos, sendo os serviços da SANASA os mais procurados, com quase 900 demandas.
De acordo com um relatório de atendimentos disponibilizados pela coordenadoria do Agiliza, agosto foi o mês que obteve a maior procura dos moradores. Somente os serviços da SANASA foram procurados 423 vezes durante o mês, seguido do Porta Aberta (231) e PROCON (89). A secretaria do verde é o serviço menos utilizado pelos moradores, com 20 atendimentos durante agosto e apenas 8 em julho. “Os primeiros meses foram mais movimentados, porém não é toda a população que conhece o que é oferecido aqui, então a tendência é que a procura seja expandida ”, explica a supervisora Raquel Aparecida Gabriel Jeremias. Segundo ela, 70% das pessoas atendidas são dos distritos de Sousas e Joaquim Egídio, o restante se divide entre moradores de bairros como Nova Campinas e Cambuí.
A opinião dos moradores acerca do serviço oferecido diverge. Para a artista plástica e moradora de Sousas Lucila Martinelli, que já utilizou o “Porta aberta” duas vezes, o atendimento foi rápido e a infraestrutura do prédio agrada. Já para o motorista Frank Robert, o processo foi mais complicado, uma vez que o selo para um protocolo que ele precisava não estava disponível na primeira vez que foi ao Agiliza. O trabalhador teve que esperar 4 dias até o material chegar. O documento foi enviado para Campinas via malote, mas para retirá-lo, Robert terá que ir até Campinas. “Não sei se agiliza tanto assim, já que terei que ir até Campinas de todo jeito”, lamentou. A supervisora Raquel informou que a ideia é que futuramente tenha alguém que traga os documentos de volta para Sousas, mas ainda nada foi definido.
O Agiliza Campinas/Sousas funciona em um imóvel construído em 1902, na Rua Humaitá 144, com 5 vagas de estacionamento. Na unidade, inaugurada pelo prefeito Jonas Donizette, são disponibilizados atendimentos relacionados a serviços da Sanasa; da Secretaria de Finanças; do 156; do Protocolo Geral; da Secretaria do Verde e do Procon-Campinas.O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.
Fonte: Agiliza Sousas realiza 1800 atendimentos em dois meses de atividades – Jornal Local | Jornal Local