Saída de ônibus municipais e intermunicipais foi afetada nesta quarta (7).Trabalhadores afirmam que pagamento do vale-refeição está atrasado.
Os funcionários de empresas que operam transporte público em Valinhos (SP) e Campinas (SP) fizeram uma paralisação de duas horas na manhã desta quarta-feira (7), o que gerou atraso nas saída das linhas de circular dessas duas cidades. Segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários da Região, a falta de pagamento do vale-refeição motivou o protesto.
Em Valinhos, segundo o sindicato, motoristas e cobradores de todas as linhas de circulares municipais e intermunicipais da Rápido Luxo pararam das 4h às 6h. Os trabalhadores fizeram uma manifestação na sede da empresa e retomaram as atividades após os empregadores se comprometerem a realizar o pagamento ainda nesta quarta.
Já em Campinas, o movimento afetou os ônibus da Linha Verde, operada pela VB 3 Transportes, que pertence ao mesmo grupo da Rápido Luxo. Os motoristas atrasaram também em duas horas a saída dos veículos, que atendem regiões de Barão Geraldo, Sousas, Amarais, Rodovia Campinas-Mogi e Corredor Abolição. Os ônibus voltaram a circular às 6h após acordo semelhante para o pagamento do vale até o fim do dia, segundo o sindicato.
Os funcionários das duas empresas afirmaram que se o acordo for descumprido, a categoria vai se reunir novamente na quinta para realizar nova paralisação.
A reportagem fez contato com a Rápido Luxo, que afirmou que os responsáveis pela empresa estavam na acompanhando a normalização do fluxo e se manifestarão sobre o caso mais tarde. Em Campinas, a Transurc, associação que representa as operadoras do transporte público afirmouq que, no máximo, até esta quinta-feira a situação do pagamento será regularizada. Segundo a assessoria de imprensa da entidade, o atraso deu-se por conta de dificuldades financeiras enfrentadas pela empresa desde o ano passado por conta da crise econômica.