Diferencial é que qualquer pessoa pode ver as mensagens na rede social.Prefeitura se compromete a publicar resposta sobre sugestões e denúncias.
Os moradores de Campinas (SP) terão acesso, a partir desta quarta-feira (24), a uma rede social e um aplicativo móvel como ferramenta para fazer denúncias, sugestões e reclamações sobre a cidade. O diferencial, diante de outros canais de comunicação já existentes, é que as mensagens publicadas são de domínio público, ou seja, outras pessoas podem ver e apoiar para pressionar a administração.
Os usuários da rede social podem postar fotos e mensagens. Nas últimas semanas, a página da cidade passou por uma fase de testes e cidadãos que já conheciam a ferramenta registraram queixas, como fiação solta em poste, problemas relacionados a trânsito e ao patrimônio público.
Cadastro
Campinas é a primeira cidade da região a receber a ferramenta Colab.re. Para utilizá-la é necessário entrar no site, fazer um cadastro usando a conta do Facebook e selecionar a cidade. A Prefeitura se comprometeu a responder publicamente as sugestões, reclamações e denúncias.
com reclamações(Foto: Reprodução / EPTV)
A rede social também pode ser acessada através de um aplicativo móvel, baixado gratuitamente através das lojas online Apple Store e na Google Play.
Respostas
Além da atuação de funcionários da Secretaria de Comunicação no acompanhamento das postagens, o sistema 156 vai dar suporte à nova ferramenta, encaminhando a demanda para os setores responsáveis.
No Brasil
A rede social existe em outras 69 cidades do Brasil e faz parte do projeto “Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável”. O programa é liderado pela Comunitas, organização que estimula o engajamento da sociedade e dos setores público e privado no desenvolvimento do país.