Campinas.com.br – Caminho pro Interior: Rota de turismo e peregrinação passará por Campinas em 2021

0
1043

O “Caminho pro Interior” volta a ter programação em 2021, assim que as fases de combate à Covid-19 permitam novamente fazer trilhas em grupos. Com 400 km, a rota liga 20 municípios do interior de SP e sul de Minas, com roteiros agendados mensalmente. É possível encontrar muitos peregrinos pelo caminho, com o típico cajado, são pessoas acostumadas com este tipo de atividade e que já viajaram o mundo atrás de rotas peregrinas, sejam por superação, para agradecer, ou mesmo iniciantes, interessados apenas em admirar a paisagem e fazer o tal do caminho “pro interior”.

Como caminhar sozinho é uma busca de muitas pessoas, principalmente neste momento, o caminho pode servir para quem quer fazer uma trilha para começar 2021 em contato consigo mesmo e com a natureza, afinal, a palavra interior no nome da rota significa também voltar-se para dentro. A organização orienta seguir todos os protocolos de segurança, não aconselha caminhar em grupo neste momento e que os trilheiros fiquem atentos às regras de cada cidade.

No total, o percurso irá interligar, em uma rota circular, cerca de 400 quilômetros de estradas rurais e áreas urbanas, que contornam a Serra da Mantiqueira, sendo que 220 Km já estão sinalizados e prontos para serem explorados de forma fragmentada, ligando Amparo (Distrito de Arcadas), Monte Alegre do Sul (Distrito de Mostardas), Serra Negra, Lindóia, Águas de Lindóia, Bueno Brandão/MG, Munhoz/MG e Socorro, nesta ordem.

O percurso completo irá passar por 20 cidades, a maioria no “INTERIÔR” de São Paulo, sendo nove pertencentes ao Circuito das Águas Paulista e mais 11 da macrorregião que o envolve, e três do sul de Minas Gerais. O ponto de partida é Amparo, e segue pelo Distrito de Mostardas na cidade de Monte Alegre do Sul, Serra Negra, Lindóia, Águas de Lindóia, Monte Sião/MG, Bueno Brandão/MG, Munhoz/MG, Socorro, Pedra Bela, Pinhalzinho, Tuiuti, Morungaba, Distritos de Sousas e Joaquim Egídio (em Campinas), Pedreira, Jaguariúna, Holambra, Distrito de Martim Francisco (Mogi Mirim), Itapira, Santo Antonio de Posse (passagem) e Distrito de Arcadas (Amparo), retornando à cidade de Amparo.

O término de toda sinalização estava previsto para junho de 2020, mas com a pandemia o cronograma foi adiado para 2021. A próxima cidade a ser inaugurada será Pinhalzinho, ainda em janeiro, e a cidade de Campinas está na lista para receber a sinalização no primeiro semestre de 2021, ligando os distritos de Sousas e Joaquim Egídio a Morungaba e Pedreira, passando pela Serra das Cabras e por uma paisagem bucólica que não estamos acostumados a ver na metrópole.

O “Caminho pro Interior” é uma rota de turismo e peregrinação, idealizada pela amparense, formada em Ciências Contábeis e Guia Turística, Kate Jeremias, depois de uma experiência de luta contra um câncer, onde o exercício físico, o autoconhecimento e esse mergulho interno e a fé foram seu grande apoio. O projeto contou com a ajuda de mais quatro mulheres para torná-lo realidade: Viviana da Silveira Bueno, Roseli Toledo, Silvana Guarizzo e Laura Umbelina Santi.

Inspirado nos Caminho de Santiago de Compostela (percurso que passa pela França, Espanha e Portugal e tem 800 km de extensão) e no Caminho da Fé (rota de peregrinação à Aparecida do Norte, em que o percurso mais longo tem 742 km), o objetivo do percurso é valorizar a fé, as igrejas e santuários da região, que estão no caminho, além de apresentar a beleza das cidades percorridas, despertando à contemplação. A rota surgiu do sonho de Kate ter um “caminho”, mais próximo dela e que pudesse entregar o caminho para a cidade de Amparo e para todas as pessoas que quisessem acessá-lo.

O trajeto do “Caminho pro Interior” é abraçado pela Serra da Mantiqueira, ora recortando, ora avistando-a na paisagem, permitindo vivenciar um profundo contato com a natureza, conhecer estradas rurais bucólicas, comunidades, histórias, igrejas e capelas, além de diversos atrativos turísticos por onde passa a rota.

Para Silvana Guarizzo, uma das organizadoras da caminhada, advogada e bacharel em Ciências Contábeis, a rota é um momento de relaxar e esquecer do dia-a-dia, “o Caminho é onde podemos nos encontrar, deixar a loucura do cotidiano pra trás e ‘ouvir’ o silêncio, ouvir o que temos para falar a nós mesmos. “Quando estou no Caminho sou eu mesma, sem cobranças ou compromissos. Um lugar para contemplar, curtir, aproveitar o que sempre esteve ali e por falta de tempo ou de atenção, a gente não vê”, comenta a advogada.

Devido à paralisação das atividades quando começou a pandemia, a programação mensal foi suspensa. Por enquanto, a rota já teve atividades em Amparo, Monte Alegre do Sul e Distrito de Mostardas, Serra Negra, Lindóia e Águas de Lindóia e em outubro completou um ano de atividades.

Para participar das atividades agendadas, é preciso fazer a inscrição, que dá direito a: credencial oficial do caminho, carro de apoio com serviço de água, frutas e transporte de mochilas; com atendimento durante toda a rota, transfer de retorno, descontos nos estabelecimentos parceiros, além de colecionar os carimbos exclusivos do caminho e comprovar a realização de cada trecho. Em cada atividade há uma surpresa, pensada especialmente para alinhar os atrativos turísticos com uma experiência única para quem fez o caminho.

Para quem quer percorrer o “Caminho pro Interior” pela primeira vez, as organizadoras aconselham, antes, consultar um médico, usar tênis já utilizados – pois tênis novos podem machucar, respeitar seus limites – porque caminhar não é uma competição, usar roupas leves e adequadas, passar protetor solar e repelente, fazer uso de bonés e caminhar, de preferência, acompanhado! Por segurança e por que é mais gostoso.

Serviço

Caminho pro Interior
Para saber das atividades programadas e dos próximos trechos da rota, tem que ficar de olho nas redes sociais: www.facebook.com/caminhoprointerior1 / www.instagram.com/caminhoprointerior1
Mais informações: pelo site: www.caminhoprointerior.com.br/  ou por e-mail: contato@caminhoprointerior.com.br

Origem: Campinas.com.br – Caminho pro Interior: Rota de turismo e peregrinação passará por Campinas em 2021