Com 37,4ºC, Campinas tem dia mais quente do ano, segundo Cepagri

0
1812

Maior marca havia sido registrada no dia 19 de janeiro, com 37ºC.Umidade relativa do ar chegou a 12% nesta tarde de sexta-feira (16)

Campinas registra 39º C, afirma Somar (Foto: Reprodução/ EPTV)Campinas tem dia mais quente do ano nesta tarde de sexta-feira (Foto: Reprodução/ EPTV)

Campinas (SP) registrou o dia mais quente do ano nesta tarde de sexta-feira (16), segundo o Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri), da Unicamp. Às 14h, os termômetros da instituição marcaram 37,4ºC, no distrito de Barão Geraldo. A umidade relativa do ar chegou a 12%, índice que coloca a cidade em estado de emergência.

A maior marca do ano havia sido registrada no dia 19 de janeiro, quando os termômetros chegaram a 37ºC no município.

Já a maior temperatura registrada no mês de outubro, desde que o Cepagri iniciou as medições em 1988 na cidade, aconteceu no dia 17 de outubro do ano passado, quando os termômetros marcaram 38,4ºC.

Continua quente
De acordo com a especialista do Cepagri Priscila Coltri, a previsão é de que o calor intenso continue até a próxima semana. “Vai continuar quente, esperamos entre 36ºC e 37ºC, mas podemos ter novos recordes. Não há previsão de chuvas, temos predomínio de sol forte e céu claro”, explica.

Segundo Priscila, as madrugadas também continuam quentes, com média de 21ºC. “A média para o período seria de 17,5ºC. Não refresca e fica uma sensação térmica mais quente”, destaca.

Com calor, a umidade relativa do ar também caiu no município. Segundo o Cepagri, nesta sexta o índice chegou a 12%, o que configura estado de emergência. “Vai continuar nos próximos dias abaixo de 20%. Por isso, é importante umidificar o ambiente, usar soro fisiológico, especialmente em idosos e crianças, já que eles sofrem mais”, afirma a especialista.

Fonte: G1 – Com 37,4ºC, Campinas tem dia mais quente do ano, segundo Cepagri – notícias em Campinas e Região