Projeto “Escuta o Cheiro” comemora 7 anos com festa neste domingo

0
2510
Roda de samba comandada pelo grupo Sinuca de Bico recebe as cantoras Leila Fantini e Janaína de Cássia. O cardápio também será especial. O evento começa às 13h

Escuta o Cheiro Campinas samba música festaOutubro é mês de festano quintal mais charmoso de Sousas, em Campinas. O projeto “Escuta o Cheiro” está comemorando aniversário de sete anos na edição deste domingo (18), a partir das 12h.

A roda de sambacomandada por Tio Beiço e grupo Sinuca de Bico recebe duas convidadas especiais para o evento: Leila Fantini e Janaina de Cássia.

Buscando honrar o samba, Leila Fantini interpreta canções de grandes compositores brasileiros como Cartola, Adoniran Barbosa, Noel Rosa, Gonzaguinha, Nelson Cavaquinho, Arlindo Cruz, João Bosco, Chico Buarque, entre outros. O trabalho de composições próprias e parcerias enriquece o repertório. “O samba é um pedaço de nós, inspirado, feito com amor,” diz Leila.

Já a cantora e violonista Janaina de Cássia iniciou cedo na música. Aos 8 anos já estudava violão. Depois disso, foram vários cursos e especializações. Atualmente se apresenta em vários bares, restaurantes e eventos da região de Americana, com repertório baseado no resgate da MPB, fundado em pesquisas sobre “Época de ouro”, “Choro canção” “Pré Bossa Nova”, “Bossa Nova”, “Canção de protesto”, “A era dos festivais”, “Música regional nordestina”, “Movimento Clube da esquina” e “Samba de Raiz”.

Além do cardápio musical, a cozinha também terá receitas especiais para a festa. Dani Lopes e Lu Sales, que comandam os fogões da festa, também terão duas convidadas, mãe e filha. Juliana Araújo Fortes vai preparar uma moqueca de peixe. Já sua mãe, Maria de Lourdes Araújo Fortes, será a responsável pela sobremesa: um delicioso quindim. E não fica por aí: para homenagear a “terrinha”, Lu e Dani vão apresentar dois pratos portugueses pra lá de saborosos: grão guisado – à base de grão de bico e carnes – e o tradicional caldo verde. A casa oferece ainda as opções de tortinha de palmito com requeijão, aperitivos, churrasquinho e sobremesa.

Histórico do projeto

Em outubro de 2008, Marcio Belardini abriu seu quintal, em uma bela chácara situada no bucólico distrito de Sousas, em Campinas, juntou um grupo de músicos e surgia aí uma deliciosa roda de samba. Desde então, todo terceiro domingo do mês traz para o público o melhor do samba, com os músicos residentes (grupo Sinuca de Bico e Tio Beiço) e, a cada edição, um convidado especial. Mas quem sabe e entende do assunto que esteja por lá, também pode dar uma canja. Hoje, Belardini, Dani Lopes e Lu Sales recebem os convidados como se fossem amigos de longa data, e muitos realmente são.
A festa é realizada em um amplo quintal de uma chácara, sob jabuticabeiras, em um terreno de chão batido, com infraestrutura e segurança. Para a criançada, as opções de brincadeiras são os balanços de corda e pneus pendurados nas árvores.

Serviço:

Roda de samba: projeto “Escuta o Cheiro”
Local: rua dos Expedicionários, 544, Sousas – Campinas
Data: 18 de outubro
Horário: a partir das 12h
Entrada: R$ 18 (dinheiro/cheque/cartão. Comida e bebida à parte)
Outras informações: www.escutaocheiro.com.br

Fonte: Projeto “Escuta o Cheiro” comemora 7 anos com festa neste domingo | Campinas.com.br