Trilhas da APA Campinas receberão placas de sinalização – O Liberal

0
2158

Serão 160 placas e totens espalhados nos mais de 300 km da área composta pelos distritos de Sousas e Joaquim Egídio e do bairro rural Carlos Gomes


A partir da próxima semana, as trilhas e rotas localizadas na região da APA (Área de Proteção Ambiental) Campinas passarão a receber placas de sinalização turística para orientação dos ciclistas e pedestres. Ao todo, serão 160 placas e totens espalhados pelos mais de 300 quilômetros da área composta pelos distritos de Sousas e Joaquim Egídio e região do bairro rural Carlos Gomes.

O projeto é fruto de uma parceria entre a Secretaria Municipal do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SVDS) e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Turismo (SDEST).

Foto: Luiz Granzotto / Arquivo / Prefeitura de Campinas
Região da APA Campinas receberá 160 placas e totens de sinalização

A previsão é de que todas as placas e totens estejam instalados até o final de janeiro de 2017. O objetivo é facilitar o trajeto dos turistas com precisão da localização e fomentar a economia verde da região.

De acordo com o secretário da SVDS, Rogério Menezes, serão beneficiados, principalmente, os mais de 1.000 ciclistas e pedestres que já circulam pelas vias vicinais da APA Campinas nos finais de semana.

Para o titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Samuel Rossilho, a proposta é fomentar o turismo ecológico e proporcionar aos frequentadores das trilhas mais informação, conforto e segurança: “Campinas trabalha para estimular o turismo com preservação ambiental e isso atrai investimentos. Esta é a nova economia do século XXI”, afirmou Rossilho.

O projeto prevê a implantação, na entrada do distrito de Sousas, de mapas com as trilhas existentes na APA com QR Code — código de barras que pode ser escaneado por telefones celulares com câmeras.

Por meio do QR Code, o turista poderá obter informações dos distritos como restaurantes, fazendas, casarões, fragmentos de mata nativa, informações ecológicas, culturais e outras. As placas de sinalização estarão distribuídas também ao longo das trilhas.

Fonte: Trilhas da APA Campinas receberão placas de sinalização – O Liberal